08 dezembro 2020

Goiás: no coração do Brasil.

Olá crianças, olá famílias. Nosso roteiro de hoje nos leva até Goiás. Conhecer Goiás é conhecer um pouco de tudo o que tem em nosso querido país, o nosso BRASIL. Tudo o que tem em Goiás é grandioso, querem ver? Apertem os cintos e vamos juntas(os) com a professora Claudia Labate em mais essa aventura de desbravar o mundo!

 
Com uma estratégica localização, o estado de Goiás acumulou ao longo dos séculos uma infinidade de elementos e tradições responsáveis por criar a sua própria identidade. Em solo goiano pulsa um pouco da história dos vários povos que construíram o Estado, dando origem a uma cultura tão rica quanto diversificada. É tudo característico e marcante: o sotaque puxado no “r”, a arquitetura, a culinária, as gírias, as danças e as músicas. 

Goiás possui dois parques nacionais reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial: o da Chapada dos Veadeiros e o Parque das Emas, O estado também é banhado por três importantes bacias hidrográficas: Bacia do Paraná, Bacia do Tocantins e Bacia do São Francisco; o que permite essa diversidade natural. Não se sabe ao certo de onde veio o nome Goiás. Acredita-se, no entanto, que tenha se originado do povo dos goyazes, antigos habitantes da região. Sua capital é Goiânia uma das cidades mais arborizadas do país, ao lado da paranaense Curitiba e da paraibana João Pessoa. É também a capital com maior número de praças.
Nos aspectos culturais goianos um elemento forte e marcante é o tear manual, que em muitos lugares tornou-se peça de museu. No entanto, em alguns municípios ainda é possível encontrar tecelãs confeccionando várias peças de tecido, agora valorizadas pelo turismo.

Desafio#1 Tear para crianças 

As crianças também podem viver a experiência de tecer. Deixamos por aqui uma sugestão para que possam aproximar-se de um tear, usando materiais simples que com certeza tem aí na sua casa. 

Clique aqui e veja mais uma possibilidade de construir um tear manual

Já na literatura Goiás tem autores que inspiram. Impossível não lembrar de Cora Coralina (1889-1985), poetisa vilaboense criadora de obras marcadas pela beleza e simplicidade. Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência. Poetisa e contista, se destacou como a escritora de coisas simples. Os versos de Cora Coralina tocam o coração, deixamos por aqui uma cápsula de seus escritos: 

"Feliz aquele que aprende o que ensina e transfere o que sabe."

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."

"O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida."

"Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros."

"A verdadeira coragem é ir atrás de seu sonho mesmo quando todos dizem que ele é impossível."


Já na culinária goiana os grandes destaque estão nos pratos típicos, como a galinhada com pequi e guariroba, o empadão goiano e os diversos frutos do cerrado que são muito apreciados e exóticos. Goiás é influenciado pelo clima tropical. Os invernos são quentes e secos e os verões quentes e chuvosos. A média de temperatura está sempre acima de 20º C. Vocês se lembram das savanas africanas? Pois bem, em Goiás temos o grande cerrado, que é a nossa savana, com diferenciado tipo de vegetação e diferentes tipos de animais. A presença das populações indígenas que ocuparam o território goiano é uma constante nos sítios arqueológicos cadastrados pelo Iphan. Até dezembro de 2014, o Instituto reuniu dados sobre 1.246 sítios distribuídos por todo o Estado de Goiás, onde há vestígios de aldeias, acampamentos, cemitérios, grutas e oficinas líticas. Dentre os sítios mais conhecidos, estão os que apresentam grande quantidade de grafismos rupestres, como aqueles encontrados em Serranópolis. Em outros municípios - entre eles Palestina de Goiás, Porangatu, Caiapônia, Itajá, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Baliza - também foram cadastrados sítios arqueológicos com arte rupestre e oficinas líticas. As águas: quente, morna ou fria, não importa... Goiás tem a maior estância hidrotermal do mundo. Existem Seis cidades goianas que são conhecidas pelas águas quentes. Caldas Novas é a mais conhecida. É no estado de Goiás que se encontra a capital do nosso BRSIL: BRASÍLIA – o DISTRITO FEDERAL. Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Sua população composta por imigrantes de todas as regiões do Brasil, esse fato interfere diretamente na sua construção cultural. Apresenta grande diversidade na culinária, sotaques, costumes, comidas típicas e músicas. São principalmente nordestinos, goianos, mineiros e paulistas, os responsáveis pela caracterização cultural do Distrito Federal. Brasília é uma cidade inteiramente planejada e fizeram um concurso para escolher o melhor desenho para Capital. O projeto em formato de avião de Lúcio Costa ganhou e passou a ser chamado de Plano Piloto. Lúcio Costa levou em conta o relevo local bastante plano e criou uma setorização. O projeto da construção de Brasília é reconhecido como um dos mais completos e modernos de todo o mundo. Brasília não tem esquinas. O local é dividido em quadras e setores e, em vez de esquinas, as principais ruas e avenidas da cidade tem um formato de "tesoura". 
Brasília também abriga o maior parque urbano de toda a América Latina. Trata-se do Parque da Cidade de Brasília, que possui 420 hectares e é maior que o famoso Central Park, em Nova York. A maior bandeira do mundo está em Brasília. 
O l
ago Paranoá foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Um dos principais cartões-postais da capital, o lago possui 38 quilômetros quadrados. "Paranoá" é um vocábulo de origem tupi. Significa "enseada de mar". O Lago Paranoá foi projetado e construído para o entretenimento dos moradores. Passando pelo Lago Paranoá está a Ponte Juscelino Kubitschek, inaugurada em 2002. A Ponta JK foi eleita pelo Engineering Society of the State of Pennsylvania (Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvânia) como uma ponte mais bonita do mundo e tem seu formato em alusão as ondas do lago. 
Já o Templo da Boa Vontade é o monumento mais visitado da capital federal. Há 24 anos o templo promove uma convivência pacífica entre diferentes crenças. Um caminho em espiral leva o fiel em direção ao altar de Deus. Deus de qualquer religião. A escolha é íntima e pessoal de cada visitante. Afinal, a casa é ecumênica. O templo é procurado por católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, espíritas e também por quem não tem religião definida. É um exemplo de respeito a diversidade religiosa. 
Brasília também tem o Parque Nacional de Brasília, uma reserva de Cerrado intacto, que preserva a fauna e flora da região e dispõe de trilhas demarcadas. O Parque também é chamado de Água Mineral, pois está na divisa de três bacias hidrográficas: Amazônica, do Prata e do São Francisco. A principal atração do parque é a parte das piscinas naturais. Os afloramentos do lençol freático e as minas d'água surgidos à época da construção de Brasília e durante a implantação de vias de acesso e a exploração de areia, deram origem à Piscina Pedreira. Falar de cultura em Brasília é falar e admirar a própria cidade. Uau! Goiás é realmente incrível. Deixamos por aqui um jogo da memória para nos aproximar ainda mais de tudo que aprendemos desse estado tão rico em aspectos naturais, culturais e arquitetônicos. Divirta-se! Ah! Você também poderá desafiar alguém aí na sua casa.

Desafio#2 Bandeira Nacional

Você sabe o que cada uma  das cores verde, amarelo, azul e branco, da bandeira do Brasil, significam? O canal infantil Ticolicos, com a temática Narrativas do Brasil contam pra gente.  
E você poderá, ainda, desenhar e colorir a bandeira do nosso país. 


Desafio#3 Com as palavras de Cora Coralina

Nossa viagem por Goiás vai ficando por aqui, foi uma alegria compartilhar nossas pesquisas com nossas crianças e famílias. Desejamos que por curiosidade as pesquisas sigam por aí. Para finalizar deixamos por aqui as palavras "quentinhas" de Cora Coralina. 


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais, edição de vídeo, jogos e gif: Claudia Labate
Vinheta: Fernanda F.
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

  1. Que cidades lindas ! Amamos passear por Goiás e Brasilia! Conhecer um pouco da cultura deste lugar maravilhoso! Muito obrigada 😊

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png