15 fevereiro 2021

(Re)encontro

Olá famílias! Depois do nosso período de recesso e férias, nos (re)encontramos por aqui,  no Blog da nossa escola: “Tempos de Ser Criança”. Um espaço afetuoso de trocas e aprendizagens, de informações e descobertas onde durante todo o ano letivo de 2021 estaremos juntas(os). Nosso maior desafio é encurtar distâncias, mantermo-nos seguros, respeitando os protocolos de segurança e como costumamos sempre dizer,  "longe mas conectados",  “afastados mas unidos”,  em prol de uma educação de qualidade para todas, todas as nossas crianças!

Aqui em nosso Blog “Tempos de Ser Criança” desenvolvemos projetos e propostas em que o brincar, as pesquisas, as artes plásticas, a música, o letramento, a dança, as vivências culinárias, o contato com a natureza, o auto cuidado, os conhecimentos matemáticos, os jogos, as leituras e contações de histórias, as diversidades culturais fossem a base, a essência de todas as experiências propostas, para uma criança potente, criativa e curiosa, que aprende por meio da brincadeira e das interações, com o mundo, com as materialidades e com outras crianças e adultos.  
E hoje, nesse nosso primeiro (re)encontro do ano de 2021, que só está começando, seguimos por aqui trabalhando e reunindo esforços para oferecer as nossas crianças vivências potentes e ricas experiências, onde a autonomia, a autoria, o protagonismo, as emoções, os saberes sobre o mundo que a cerca e o brincar sejam a base de uma educação para a infância, pela infância e com a infância.
Para que tudo isso seja possível, a parceria com as famílias é (sempre foi e será) parte fundamental do processo ensino e aprendizagem das crianças, para que juntas(os): escola, famílias, crianças e rede de proteção social, possamos enfrentar e superar os desafios que estão postos para o ano letivo de 2021. 
As publicações e documentos legais embasam e subsidiam nossas ações. O Currículo da Cidade Educação Infantil, traz todas as concepções que orientam nossas práticas. Nesse momento em que continuamos enfrentando a pandemia do novo Corona vírus, outras publicações são necessárias para nortear nossos fazeres. O Protocolo de Volta às Aulas é um deles. Nele, muitos direcionamentos são apontados para que possamos garantir a saúde e a segurança de todas(os) a(o)s envolvidos no processo ensino e aprendizagem das crianças.   
Ainda passamos por um momento bastante complexo, que exige de cada um(a) de nós e de todas(os) nós juntos(as) uma atuação responsável e comprometida na prevenção do contágio pelo novo Corona vírus. É exatamente assim que toda a equipe está trabalhando para seguir atendendo nossas crianças.
Sintam-se acolhidos!! Por aqui, nos encontraremos para dialogar, propor experiências que ampliem e ressignifiquem as narrativas e o imaginário das crianças, compartilhar nossas vivências e juntas(os) superarmos os desafios. Para isso as artes ocupam um lugar especial, de encantamento. Deixamos agora, uma animação  intitulada "Umbrella" que traduz de forma artística, poética e inspirada em eventos reais, a inocência de uma criança chamada Josefh, que morava num orfanato e  tinha como memória afetiva, um guarda chuva amarelo usado pelo seu pai. Na cabeça de Joseph  seria, um guarda chuva, que o auxiliaria a encontrar a sua família. Uma história sobre empatia, gentileza e esperança que nos faz refletir sobre as marcas que infância deixa em nossas memórias. Viva as artes, viva a arte do (re)encontro...assista e encante-se!


As marcas da infância nos acompanham por toda a vida. Vamos juntas(os) acolher e cuidar da infância de nossas crianças! 

Roteiro, texto,  seleção de materiais: Daniela Maia 

9 comentários:

  1. André curtiu mto o filme, vimos juntos, fui explicando e quis ver mais de uma vez.
    Um ótimo ano e (Re)encontro para todos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela partilha ! A Helena adorou assistir o vídeo .

    ResponderExcluir
  3. Sou a mamãe do Rodrigo Augusto,gostamos muito do vídeo,obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Ferreira dos Anjos9 de março de 2021 19:02

    Lívia gostou bastante, obrigada

    ResponderExcluir
  5. Mamãe do Jorge Luka: gostamos muito do desenho Jorge adora

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png