16 março 2021

Recesso escolar antecipado (algumas sugestões)

Olá famílias. Considerando a situação de emergência no município de São Paulo decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus e a necessidade de preservar a saúde dos estudantes matriculados nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, bem como os profissionais de educação, o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padulla, após a coletiva de imprensa realizada com o Prefeito Bruno Covas na última sexta-feira, dia 12 de março de 2021, publicou a Instrução Normativa SME nº 7 que dispõe sobre a
antecipação  do recesso escolar para o período de 17 de março a 01 de abril.

Primeiramente queremos agradecer enormemente todas as devolutivas, as conversas e as interações que vivemos juntas(os) na plataforma Google Classroom (Sala de Aula), na lista de transmissão do WhatsApp, nos comentários das redes sociais e no trato com a equipe em atendimento presencial. Ainda passamos por um momento muito difícil em relação a pandemia do novo coranavírus, por isso a prefeitura decidiu pela antecipação do recesso. Nesse período, se assim desejar, as famílias poderão rever as atividades propostas na plataforma Google Sala de Aula. Poderão também revisitar nosso blog, refazer os desafios, interagir com as muitas propostas publicadas, revisitar temáticas de interesse e assim ampliar mais e mais seu repertório acerca do mundo que a cerca.  

Pensando no tão importante vínculo entre a escola e as crianças/famílias/responsáveis, a equipe da Emei Cel. Manuel Soares Neiva, atenta a todas as orientações da Secretaria Municipal de Educação, organizou uma série de propostas e sugestões para esse período de recesso escolar antecipado (respeitando o tempo das crianças e das famílias) divididas em três grandes temas:

Brincadeiras;

Importância da Leitura; e,

Corpo e Movimento

Para isso, deixamos por aqui O Caderno Trilhas de Aprendizagens, importante referência acerca do processo ensino e aprendizagem das crianças e das experiências potentes para o seu pleno desenvolvimento. Para isso o brincar e a contação de história ocupam um lugar central. Sugerimos a aproximação com as páginas: 31 a 45 quando o assunto é o brincar e das páginas 46 a 56 quando o assunto é a contação de história, do Trilhas de aprendizagem. Ainda pensando na importância da literatura, seguem alguns canais do Youtube, como: TV Brinque Book, Fafá Conta histórias e Varal de histórias. Para além desses citados acima, o Portal Lunetas listou 18 canais para crianças, longe da publicidade (algo muito importante).  

Quando o assunto é corpo e movimento, as música brincantes ocupam um lugar pra lá de especial. Deixamos por aqui o link do canal Itaú para crianças, que vai transitar por muitos aspectos importantes a serem desenvolvidos com as crianças e que podem proporcionar muitas experiências de aprendizagem  enquanto brincam, exploram o mundo, suas materialidades e se divertem. As crianças devem aprender experienciando, aprender fazendo, aprender experimentando, aprender brincando afinal... 

“...não ensinamos a criança a brincar de faz de conta: é a partir do que vive e percebe do mundo, das relações humanas e da atividade humana, que ela organiza as suas brincadeiras. As formas de expressão de bebês e crianças e o
que expressam quando brincam, desenham, pintam, dançam, contam histórias
ou fazem relatos explicam a sua visão de como as coisas funcionam. Tudo isso
são as culturas infantis, ou seja, as formas como as crianças veem, expressam e
interpretam o mundo que vão conhecendo.”
(Currículo da Cidade Educação Infantil, p.103.)

Cantar, ler, dançar, pintar, conversar, brincar solidifica as culturas da infância. Nesse momento a casa tem sido um grande “laboratório” para nossas crianças, lugar de viver ricas experiências, cada cantinho pode se transformar num mundo de possibilidades. 


E por falar em possibilidade, sempre que puder registre, por meio de fotos e vídeos, os momentos vivenciados pelas nossas crianças, suas descobertas e aventuras, assim vamos construindo nossa história. As fotos e vídeos podem ser enviadas pela plataforma Google Classroom (Sala de Aula) e também pelo WhatsApp. Desde já agradecemos mais uma vez a parceria e a participação, seguimos cuidando uns dos outros e conectadas(os) pelos fio da infância, que une a escola, as crianças e as famílias. 

Sabemos que estamos enfrentando, talvez, o momento mais difícil da pandemia do Novo Corona Vírus, por isso reiteramos que usem máscaras a todo tempo, especialmente ao sair de casa, inclusive as crianças, higienizem bem as mãos e cuidem-se. Só assim diminuiremos a circulação do vírus e evitaremos o contágio. A equipe da Emei Cel. Manuel Soares Neiva segue atenta a todas as orientações da Secretaria Municipal de Educação. No decorrer do recesso escolar antecipado, o horário de funcionamento da unidade educacional será das 10h às 16h e o atendimento ao público dar-se-á preferencialmente por meio telefônico e eletrônico.

Por fim desejamos um até breve, o retorno das atividades presenciais ocorrerá no dia 05 de abril mantendo o limite de atendimento de 35% das crianças, de acordo com a orientação da Secretaria Municipal de Educação. Um abraço carinhoso, desejos de saúde e até breve. Seguimos por aqui com a certeza de que tudo isso vai passar!

Roteiro, texto,  seleção de materiais: Daniela Maia 
Ilustração: Catarine Montanari 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png