A escola

A EMEI Coronel Manuel Soares Neiva foi inaugurada no dia 07 de setembro de 1956 e iniciou seu funcionamento dois dias depois, no dia 09 de setembro. Documentos antigos mostram que a unidade já teve como denominações anteriores Recreio Infantil Mínimo e EMEI Praça Cosmopolita.


Localização da nossa unidade no Google Maps

A escola está localizada na Praça Cosmopolita, nº 9 (Vila Dom Pedro I), ao lado do metrô Alto do Ipiranga, próxima às avenidas Gentil de Moura e Nazareth. Atualmente a escola funciona das 7h às 19h e atende cerca de 180 crianças, com idade entre 4 e 5 anos.

Recado no muro da nossa escola. Foto: Catarine Montanari

Tem sua proposta pedagógica elaborada a partir dos documentos orientadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo para a Educação Infantil, donde se destacam, dentre outros, os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, o Currículo Integrador da Infância Paulista e o Currículo da Cidade - Educação Infantil. Nesse sentido, nossa escola pretende ser um espaço em que as crianças se sintam livres para explorar, investigar, descobrir e se desenvolver por meio das brincadeiras e das interações entre elas e também com os adultos com os quais convivem. Nessa proposta pedagógica tem como centro a criança potente, participativa e que, autora, influi e é influenciada pelo meio em que se insere. Assim, entendemos as crianças na sua integralidade, considerando as dimensões do cuidar e do educar como indissociáveis e propomos a efetivação de nossas concepções por meio da realização dos projetos que visam a Cidadania, com foco na identidade das crianças, na sustentabilidade social, nos territórios de aprendizagem, bem como na parceria com as famílias.

Texto: Márcia Trípodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png